SAE, CIPE E NANDA


Livro SAE- Sistematização da Assistência de Enfermagem


Implementação da sistematização da assistência de enfermagem em todas as instituições de saúde, sejam públicas ou privadas, é uma determinação oficial que inquieta docentes, estudantes e profissionais de enfermagem. Como colocar em prática essa resolução do COFEN, se nem todas as instituições de ensino e de saúde contemplam o assunto e nem mesmo a literatura científica abordava a SAE de maneira a facilitar sua aplicação prática?

A publicação deste livro foi motivada por essa inquietação que preocupa todas as pessoas que atuam na área de enfermagem. Escrita por duas enfermeiras com vasta experiência prática e teórica no assunto, a obra foi planejada não apenas para preencher uma lacuna didática, mas para servir como um verdadeiro guia de treinamento.










Livro CIPE Versão 2 (2011)






O Conselho Internacional de Enfermeiros (CIE) tem expandido a adesão e abrangência de seus programas. Assim também a CIPE® desenvolveu-se, partindo inicialmente de um conjunto de conceitos de enfermagem (versões alfa, beta e beta 2), para uma terminologia que reflete e representa a prática de enfermagem e que pode ser usada para documentar os diagnósticos e intervenções de enfermagem e os resultados dos clientes. Desde a Versão 1.0 o CIE tem usado recursos da ciência de software para garantir arobusteza de uma terminologia. A CIPE® apóia a missão do CIE em avançar a enfermagem e a saúde mundial, fornecendo uma linguagem unificada de enfermagem para documentação no ponto de cuidado. A aceitação e o uso da CIPE® têm se tornado mais do que generalizado. Em 2008, a Organização Mundial de Saúde (OMS) reconheceu a CIPE® com um membro (uma classificação relacionada) da Família OMS de Classificações Internacionais, reconhecendo que uma terminologia para o domínio de enfermagem é essencial para a documentação do cuidado em saúde. A implementação da CIPE® continua a expandir nos países e regiões. As bases de dados do conhecimento de enfermagem irão guiar as intervenções de enfermagem para um resultado ótimo dos clientes, apoiando a decisão dos gerentes dos recursos de cuidado em saúde e moldando as políticas de enfermagem e o cuidado em saúde.

Nº de páginas: 174.
ANO : 2011










LIVRO CIPE VERSÃO 1



A resolução para estabelecer uma Classificação Internacional para a Prática de Enfermagem (CIPE) surgiu de uma reconhecida necessidade para descrver os fenômenos do paciente pelos quais os enfermeiros são responsáveis e as intervenções específicas de enfermagem, com os respectivos resultados. Uma terminologia compartilhada usada para expressar os elementos da prática de enfermagem ( o que os enfermeiros fazem, relacionado a certas necesidades humanas ou condições do paciente, para produzir certos resultados) permite a descrição da prática de enfermagem de forma que se possa fazer comparações entre clínicas, populações, áreas geograficas e tempo. Uma terminologia compartilhada poderia ainda identificar particularmente a contribuição dos enfermeiros na equipe multidisciplinar de saúde, diferenciando as práticas dos enfermeiros especialistas e auxiliares. A proposta desse livro é introduzir a CIPE Versão 1. Este livro contém - um breve histórico da CIPE e o seu desenvolvimento, desde a idéia original até modelos testados da CIPE Versão 1; Uma detalhada descrição do Modelo de 7 eixos da CIPE Versão1.









Livro - Diagnósticos de Enfermagem da Nanda 2012/2014 : Definições e Classificação - Nanda International

Obra indispensável para todos os estudantes e profissionais de enfermagem. Os ensaios sobre a melhor prática do desenvolvimento, teste e uso de diagnósticos de enfermagem foram escritos por alguns acadêmicos de maior sucesso da área. 



































Livro PROCESSO DE ENFERMAGEM - Wanda Horta



O objetivo desta obra é fornecer às enfermeiras subsídios que venham tornar mais fácil, na prática, sua introdução aos procedimentos correlacionados à aplicação do PROCESSO de Enfermagem. A autonomia profissional somente será adquirida no momento em que toda a classe passar a utilizar a metodologia científica em suas ações, o que só será alcançado pela aplicação sistemática do PROCESSO de Enfermagem.

Sumário: Filosofia, teoria e ciência de Enfermagem. Filosofia de Enfermagem. Ciência e teoria. Teorias de Enfermagem. Teoria das necessidades humanas básicas. PROCESSO deEnfermagem. Introdução. Histórico. Necessidades humanas básicas. Histórico de Enfermagem. Histórico de Enfermagem simplificado. Diagnóstico deEnfermagem. Plano assistencial. Plano de cuidados ou prescrição de Enfermagem. Evolução de Enfermagem. Prognóstico de Enfermagem. Consulta deEnfermagem. Síndromes de Enfermagem. Aplicação do PROCESSO de Enfermagem.









DOWNLOAD LIVRO NANDA 2007/2008



Diagnósticos de enfermagem da NANDA: Definições e classificação 2007-2008, livro indispensável para todos aqueles que trabalham na área de enfermagem, traz 187 diagnósticos, dos quais 15 são novos e 26 revisados. Os diagnósticos seguem a Taxonomia NNN da Prática de Enfermagem e apresentam: 







2 comentários:

  1. Perfeito, parabéns pelo trabalho de disponibilização dos livros em pdf.

    ResponderExcluir
  2. Amei o blog, parabéns pelo trabalho!

    ResponderExcluir